Recente veio a nosso conhecimento que e-mails fraudulentos se passando pelo Governo Federal informando que o cidadão recebeu um pix de alto valor referente a restituição do seu Imposto de Renda. Algumas das pessoas que receberam o email, sequer submeteram suas declarações.
Nos sentimos na responsabilidade de fazer o alerta a todos os nossos clientes e qualquer outra pessoa. O email enviado foi bem construído de forma a enganar até os usuários mais experientes. Isso porque ele informa o nome completo do cidadão, assim como o CPF correspondente e a chave de pix utilizada. O email simula uma comunicação digital do Governo Federal com logotipo, fontes, cores e até imagens utilizadas oficialmente em vias legais. Você pode visualizar o email na imagem a seguir.

Como identificar fraudes por email:
– Leia atentamente todas as informações do email
– Confira o remetente do mesmo
– Antes de clicar em qualquer link, passe o mouse sobre ele e aguarde que um pequeno pop-up no canto esquerdo identifique o início do endereço digital e confira se corresponde ao site oficial ao qual o email se refere.
– Nenhum órgão governamental irá fazer cobranças via email, com solicitação de dados.
– Se você não fez a solicitação, apenas ignore
– Se tudo parecer correto, aguarde para conversar com alguém que entenda do assunto antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.
É importante salientar que, apesar do processo de digitalização que estamos passando com aplicativos para realizar as mais variadas solicitações, é somente através deles que podemos checar, de fato, o status das mesmas. Isso significa que nenhum de nós irá receber um email descritivo sobre a restituição ou pagamento devido do Imposto de Renda. Essas informações estão disponíveis somente no site ou no aplicativo.
Por mais tentador que possa parecer, lembramos que a Receita Federal não se engana. Se você receber um comunicado referente a um dinheiro inesperado, é bom checar antes de clicar em qualquer coisa no email ou passar alguma informação pessoal. Você pode fazê-lo através dos apps, sites ou até mesmo pelo google, com uma simples busca.
Caso você ainda não tenha declarado seu Imposto de Renda, é impossível receber uma restituição de algo que você sequer fez. Para conferir se você tem algum valor referente ao seu IR para receber, basta clicar no link:
Preencha os campos em destaque para obter as informações sobre pagamentos ou débitos em aberto. Lembre-se, é somente sobre o Imposto de Renda, você não irá encontrar informações sobre outras dívidas neste site.
Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que iremos responder.