Alerta de Esquema/Fraude com Imposto de Renda

Recente veio a nosso conhecimento que e-mails fraudulentos se passando pelo Governo Federal informando que o cidadão recebeu um pix de alto valor referente a restituição do seu Imposto de Renda. Algumas das pessoas que receberam o email, sequer submeteram suas declarações.

Nos sentimos na responsabilidade de fazer o alerta a todos os nossos clientes e qualquer outra pessoa. O email enviado foi bem construído de forma a enganar até os usuários mais experientes. Isso porque ele informa o nome completo do cidadão, assim como o CPF correspondente e a chave de pix utilizada. O email simula uma comunicação digital do Governo Federal com logotipo, fontes, cores e até imagens utilizadas oficialmente em vias legais. Você pode visualizar o email na imagem a seguir.

Como identificar fraudes por email:

– Leia atentamente todas as informações do email

– Confira o remetente do mesmo

– Antes de clicar em qualquer link, passe o mouse sobre ele e aguarde que um pequeno pop-up no canto esquerdo identifique o início do endereço digital e confira se corresponde ao site oficial ao qual o email se refere.

– Nenhum órgão governamental irá fazer cobranças via email, com solicitação de dados.

– Se você não fez a solicitação, apenas ignore

– Se tudo parecer correto, aguarde para conversar com alguém que entenda do assunto antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.

É importante salientar que, apesar do processo de digitalização que estamos passando com aplicativos para realizar as mais variadas solicitações, é somente através deles que podemos checar, de fato, o status das mesmas. Isso significa que nenhum de nós irá receber um email descritivo sobre a restituição ou pagamento devido do Imposto de Renda. Essas informações estão disponíveis somente no site ou no aplicativo.

Por mais tentador que possa parecer, lembramos que a Receita Federal não se engana. Se você receber um comunicado referente a um dinheiro inesperado, é bom checar antes de clicar em qualquer coisa no email ou passar alguma informação pessoal. Você pode fazê-lo através dos apps, sites ou até mesmo pelo google, com uma simples busca.

Caso você ainda não tenha declarado seu Imposto de Renda, é impossível receber uma restituição de algo que você sequer fez. Para conferir se você tem algum valor referente ao seu IR para receber, basta clicar no link:

http://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/consrest/atual.app/paginas/mobile/restituicaomobi.asp

Preencha os campos em destaque para obter as informações sobre pagamentos ou débitos em aberto. Lembre-se, é somente sobre o Imposto de Renda, você não irá encontrar informações sobre outras dívidas neste site.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que iremos responder.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: