Como manter a empresa organizada durante uma crise?

O Brasil vem enfrentando um período de crise que parece afunilar cada vez mais tanto no orçamento do consumidor quanto nos caixas das empresas. O cenário econômico que se mantinha em uma queda controlada, passou a despencar após a pandemia que acometeu o mundo e ainda não se estabilizou. Quando todos acreditaram que a economia voltaria a respirar, a Rússia declara guerra a Ucrânia e o mundo virou um expectador apreensivo da tensão entre os dois países. A imensa maioria acreditou que o conflito logo encerraria após alguns dias, mas o que é mostrado é que aparentemente, os cintos econômicos ainda precisam estar afivelados.

 Como se preparar para o inesperado?

Em um cenário ideal, as empresas teriam reservas monetárias para poderem se auto subsidiar enquanto enfrentam uma crise. Porém, na vida real, isso é quase impossível. O empresário brasileiro parece estar sempre remando contra a maré e possuir dinheiro em caixa é quase uma utopia para muitos. Então como lidar com um futuro, com tantas incertezas.

Como entender a desordem

A primeira de todas as questões é se organizar. O que parece fácil a primeira olhada, mas quando investigamos o comportamento do empresário nacional, vemos que se torna um tanto quanto complexo. A imensa maioria das empresas no país é aberta devido as dificuldades da população em crescer da forma desejada dentro do emprego ou para a concretização dos sonhos. Sendo um povo que está constantemente lidando com orçamentos da casa de uma forma desordeira, o brasileiro carrega a mesma cultura para dentro dos negócios.

Muitas das empresas abertas dentro do Simples Nacional, não contam com plano de negócios, muito menos com demonstrações contábeis e financeiras adequadas, para analisar a saúde financeira da empresa. O que é um tanto quanto problemático, já que as pequenas e médias empresas representam um total de 99% do setor privado do Brasil, 27% do PIB e 54% da força empregatícia do país. Logo, se elas enfrentam dificuldades para se manter, o mesmo ocorre com todo o território nacional.

Organização, planejamento e execução

Organizar o negócio é fundamental para se manter funcionando em um cenário padrão e mais ainda durante a crise. Isso significa plano de negócios, demonstrações contábeis e financeiras, aprimoramento de processos, gestão de pessoas, planejamento contábil, financeiro e tributário. São muitas etapas para serem pensadas e avaliadas com imenso cuidado, pois qualquer mudança pode salvar ou afundar o negócio. É necessário fornecer mensalmente as informações de forma adequada para sua contabilidade, para que seja apurado de forma correta a apuração dos gastos em mão de obra, fornecedores, aquisições, água, luz, aluguel, tributos, pois cada centavo conta. Normalmente quando esse levantamento é solicitado, as pessoas pensam em meses ou talvez até ano, mas o ideal seria rastrear o histórico completo da empresa mensalmente. Outro ponto importante que poderá visualizar na sua contabilidade, são os tributos a serem restituídos e o empresário pode nem saber que tem esse direito. Com as demonstrações contábeis em ordem e em mãos, é possível analisar todos os custos e despesas. Para alguns essa simples economia resultará em centavos e para outros em milhares de reais.

Rever mensalmente as demonstrações contábeis e os processos da empresa é uma obrigação para a qual muitos empresários fazem vista grossa. No Brasil existe o ditado que: em time que está ganhando não se mexe, mas nos negócios, isso está longe da verdade. A economia se torna cada vez mais digital e com ela vem a demanda por mais velocidade sem aumento dos custos. As empresas que mantém tudo igual através dos anos, logo se verão enfrentado concorrentes tecnológicos que se adequaram a demanda do mercado. Informações sobre inovações estão disponíveis a um clique de nossos dedos com os celulares e em alguns ramos, as feiras e congressos se mostram um excelente veículo de contato.

A renovação de processos impacta diretamente outra área da empresa que são os colaboradores. Sempre que ocorre mudanças nos processos, um dos maiores obstáculos é o treinamento dos funcionários para se habituarem a nova realidade. Como um todo, a tendência das pessoas é evitar a mudança e por isso é tão importante escolher quem irá integrar a equipe. Manter bons colaboradores tem o seu custo e ainda assim, é mais em conta do que estar constantemente mudando a equipe. As pessoas precisam de confiança para exercer o trabalho, em si mesmas e nos colegas. Gastar mais para encontrar o colaborador ideal é menos dispendioso do que realizar processos constantes de contratação. Isso porque a pessoa nova precisará de tempo para se habituar ao modo de trabalho da empresa, ao ambiente e as pessoas a sua volta. Toda a empresa que carrega alguns anos no cinto, possuía aqueles colaboradores chaves, nos quais os líderes confiam para resolver qualquer problema devido a alta capacidade e conhecimento que eles têm, de todas as áreas da empresa. Mesmo quando eles não são capazes de resolver algo, eles sabem com quem podem contar.

A maioria dos empresários não solicita a sua contabilidade as demonstrações contábeis da empresa, já quando fazem, não dão a atenção devida. Muitos acreditam que o papel da contabilidade é apenas gerar os impostos, folhas de pagamento e manter em ordem junto aos órgãos regulamentadores, e não enxergam as diversas possibilidades das quais podem usufruir das peças contábeis. Possuir um profissional ou equipe que realize uma consultoria contábil e tributária, vai além do compliance, encontra possibilidades de manter a boa saúde financeira da empresa, economizar com tributos e manter a conformidade com a lei. Como isso é possível? Planejamento tributário. Nós falamos disso anteriormente em nosso blog e você encontra o texto completo no link: https://soliderconsultoria.wordpress.com/2021/12/08/o-que-e-planejamento-tributario/

Com um planejamento tributário adequado você pode identificar tributos pagos de forma indevida e até reavê-los. Como o assunto é tempo de crise, qualquer valor fora do planejamento que possa ser restituído, é mais do que uma mão na roda, pode ser o respiro que empresa precisava para se manter na superfície.

Esperamos ter ajudado a acender uma luz no fim do túnel, caso você esteja passando por alguma dificuldade com a sua empresa. Se quiser conversar mais afundo e entender o que uma consultoria contábil e tributária pode fazer por sua empresa, entre em contato conosco pelos comentários ou através do e-mail: contato@soliderconsultoria.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: