A digitalização da realidade do empresário

O século XXI trouxe consigo a revolução digital e com ela, as pessoas têm passado a buscar cada vez mais conforto. Os e-mails e salas de chat mudaram a forma com que a população se comunica e evoluíram para redes sociais onde um desconhecido está a um toque de distância. A internet conectou o mundo e foi muito além da comunicação pessoal, juntou produtos e serviços a consumidores ávidos. As compras passaram a ser feitas sem que houvesse a necessidade de sair de casa. Mesmo um consumidor que prefere comprar presencialmente passou a utilizar a internet para garimpar preços antes de sair de casa.

A internet trouxe conforto e com ela, tempo. Sem precisar fazer sucessivas visitas a diferentes lugares em busca daquele serviço ou produto, as pessoas passaram a priorizar seu tempo e conforto. O que antes era um local de uso dos jovens, virou uma ferramenta de trabalho da maioria. No brasil, mais de 81% da população teve acesso a internet somente em 2021, com um número tão alto é mais do que imprescindível que as empresas não somente tenham presença digital, mas o façam de forma competente. Isso significa ter um e-commerce acessível, serviço de entrega rápido e um atendimento ao consumidor competente.

Para ter uma ideia de números concretos sobre o comportamento de consumo digital do brasileiro, pode-se começar pela noção que mesmo na zona rural, mais de 53% da população já tem acesso à internet. 50% dos brasileiros acessam a internet através das chamadas smart tvs e 46% fazem suas compras por canais digitais. Mas dentre todas as métricas a mais espantosa e, talvez, a mais óbvia é que 99% dos acessos a internet se dão através dos smartphones.

A grande maioria dos usuários já teve experiências como o uso de aplicativos para pedir comida, transporte ou aluguel e os preferidos são aqueles que possuem o maior investimento de marketing e adaptam as suas plataformas as necessidades das pessoas. Marcas como ifood e uber não se tornaram os favoritos das pessoas, apenas pelo alto investimento de maketing, mas pelas constantes melhorias nas plataformas baseadas nas necessidades e pedidos dos usuários.

Você já adaptou seu negócio para o digital? Conte para nós como foi a experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: