Como transformar Sonhos em Objetivos e Metas

O início de um novo ano sempre vem cercado de misticismo e muitas frases de motivação que todos estão carecas de ouvir. A mais famosa, provavelmente é: “Ano Novo, Vida Nova”. Mas será que realmente é necessário uma vida nova porque o ano mudou? Justamente por isso que hoje falaremos sobre a realidade de um novo ano e como transformar sonhos em objetivos e metas.

Como seres humanos, somos uma das raças mais conhecidas pela nossa capacidade de adaptação, mas também somos os que mais lutamos na hora de realizar mudanças, mesmo que necessárias para a nossa sobrevivência. Esse mesmo comportamento pode ser visto no meio dos negócios e a pandemia é um exemplo.

No momento que o mundo se fechou para o contato pessoal, a internet se tornou a maior aliada das pessoas e dos profissionais. As empresas que ainda lutavam contra a digitalização, se viram correndo contra o tempo para se adaptar à nova realidade. Quem já estava estruturado atravessou esse período nebuloso com menos dificuldade, mas quem precisou se adaptar, enquanto tudo ocorria, nem sempre sobreviveu.

O Brasil observou uma infinidade de empresas sendo abertas e outras milhares encerrando suas atividades. É de ciência comum que empreender no Brasil é um verdadeiro desafio e a pandemia acelerou isto para muitos. Enquanto muitos lutaram em perpetuar o negócio como vinham fazendo, outros decidiram se arriscar e transformar sonhos em realidade. Mas como isso é possível no período mais desafiador de todos?

A resposta é simples, mas está longe de ser fácil de ser executada:

Pegue um sonho, transforme-o em um objetivo e separe-o em metas.

O sonho é algo efêmero, a maioria das pessoas sequer lembra do que sonhou no dia seguinte. Quando sonhamos acordados em ter o próprio negócio, isso só deixará de ser palavras ao vento, quando decidirmos transformar o sonho em objetivo. Isso é feito quando se pára a idealização e se começa a formulação do objetivo.

O objetivo é o que se quer alcançar, não apenas almejar ou desejar, mas o que se quer concretizar de fato. Através do objetivo é que é possível verificar se um sonho pode virar realidade. O objetivo pode ser de curto ou longo prazo, mas em ambos os casos, é necessário pavimentá-lo através de metas.

As metas dividem o objetivo em várias etapas e dessa forma o empresário consegue medir seu avanço conforme cada passo é dado. Isso é de extrema importância, pois se algo não estiver ocorrendo conforme o planejado, é possível adaptar as metas em cada etapa, as vezes gerando uma reação em cadeia até o objetivo final. Com a possibilidade de ajustar às metas em cada etapa do objetivo, é possível prevenir que eventuais percalços se tornem impeditivos finais.

Não existe um número exato de metas ideias para se chegar ao objetivo e elas podem se subdividir em outras ou serem fundidas caso haja necessidade. Tudo é uma questão de adaptar a situação da empresa ao cenário atual que ela está vivendo pensando em curto e longo prazo.

Quase nada é impossível quando nos debruçamos, estudamos, desenhamos, racionalizamos e fazemos de um sonho um objetivo.

Talvez você chegue lá antes ou talvez atrase, então comemore cada etapa conquistada, pois elas representam mais um degrau que você subiu em direção de alcançar o seu sonho.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: