O cenário empresarial brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Isso é uma afirmação que é propagada tanto por empresários quanto por notícias. A fomentação desse argumento ocorre devido a percepção das próprias pessoas a partir de seus negócios, assim como os números oficiais de pesquisas do setor.
O Brasil é um dos países com o maior número de empresas sendo abertas anualmente, muito em detrimento das facilidades geradas pelo MEI. A questão é que muitas pessoas o fazem em busca de um sonho ou para tentar sanar a falta de emprego. Seja de uma forma ou de outra, a falta de estudo a respeito do cenário empresarial brasileira acarreta no alto número de empresas sendo fechadas ano após ano. Justamente por isso, nós decidimos listar quais os 5 desafios das empresas brasileiras.
Quais os 5 desafios das empresas brasileiras?
- Carga tributária elevada: o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que representa um grande desafio para as empresas, especialmente as pequenas e médias empresas. Mesmo com a criação do Simples nacional, muitos nichos de mercado extremamente populares são deixados de fora do imposto simplificado, o que inviabiliza, a longo prazo, a vida das empresas.
- Burocracia: a burocracia excessiva é um dos maiores obstáculos para a abertura e operação de empresas no Brasil. Processos que poderiam ser simples e rápidos se tornam demorados devido à complexidade de etapas envolvidas para realizar uma única tarefa.
- Infraestrutura precária: a infraestrutura no Brasil é muitas vezes insuficiente ou inadequada, o que pode dificultar a logística e o transporte de produtos e mercadorias. Ainda mais tratando-se de um país que depende, em maioria, do transporte rodoviário, que tem encarecido devido ao alto valor do combustível.
- Concorrência desleal: a concorrência desleal é um problema comum no Brasil, especialmente em setores altamente competitivos. Isso pode incluir práticas como a pirataria e a falsificação de produtos, além de preços impraticáveis a longo prazo. Vemos exemplo recentes dessa conduta no caso da agência de turismo que não tem conseguido atender todos os pacotes vendidos durante a pandemia.
- Instabilidade econômica e política: o Brasil tem enfrentado uma série de crises políticas e econômicas nos últimos anos, o que pode afetar diretamente a segurança do consumidor e consequentemente, o dinheiro que circula no mercado.
Lembramos que esses são apenas alguns dos principais desafios que os empresários e empresárias enfrentam no Brasil. Superá-los exige habilidade, perseverança e estudo por parte dos que decidem empreender para não serem surpresos por acontecimentos inesperados, como mudanças nas leis, tributos ou até mesmo crises como a pandemia.
Quais os 5 desafios das empresas brasileiras na sua opinião? Concorda com a nossa lista? Para saber como se preparar para empreender ou ajustar o que já está em curso, você pode entrar em contato conosco.
A Solider é uma consultoria tributária, que mergulha fundo com o cliente para entender as dificuldades e propor as melhores soluções, sempre pensando no próximo passo. Quer saber o que podemos fazer pela sua empresa? Deixe um comentário ou nos envie um email: contato@soliderconsultoria.com.br